A Associação dos Peritos Criminais do Estado da Baiana – ASBAC Sindicato foi fundada em 06 de outubro de 1977. Criada por pequeno grupo de colegas Peritos da Bahia, que lutando contra o sistema governamental da época, decidiu se organizar associativamente. As lutas já travadas pelos antecessores fazem parte da história da categoria e inspira àqueles que estão iniciando. Os precursores: Alcindo da Anunciação, Antonio dos Santos Vital Neto, Antonio Chrispim da Silva, José Felice Cunha Deminco e Gerluis Paixão.

Garantir a autonomia e a isenção na atividade pericial é o nosso compromisso social. Fiscalizar e combater qualquer tipo de arbitrariedade dos administradores públicos é o nosso dever, assim como lutar por melhores condições de vida e de trabalho para a categoria de profissionais que, através de exames periciais, produz a prova material, que colabora diretamente com a punição de culpados e é capaz de inocentar o cidadão isento de culpa.