ASBAC Sindicato participa da manifestação no CAB contra ‘reajuste zero’

Peritos Criminais liderados pela ASBAC Sindicato participaram da manifestação na manhã desta quinta-feira (7) batizada de “Dia de Luta contra o reajuste zero” no Centro Administrativo da Bahia. A caminhada foi da Assembleia Legislativa até a Governadoria. O ato reuniu funcionários de diferentes categorias que reivindicam reajuste linear para os trabalhadores.

Segundo os manifestantes, a data base dos servidores estaduais foi dia 1º de janeiro, mas até agora os trabalhadores não sabem em quanto vai ficar o reajuste desse ano. Eles também pedem promoções no plano de carreiras e cobram a volta do adicional de insalubridade, cortado em 2015.

Em nota, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) informou que há uma impossibilidade legal de conceder reajustes salariais neste momento, em razão do Estado ter ultrapassado o limite prudencial com gastos de pessoal, estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O limite de 46,17% da Receita Corrente Líquida, imposto pela LRF, foi excedido em função da queda na arrecadação tributária, decorrente do atual cenário econômico do país. Ainda segundo a Saeb, o Governo do Estado também está impedido de deferir promoções e nomear aprovados em concursos públicos, em virtude do mesmo problema.