Como medir o coeficiente de atrito com um Drag Sled

Compartilhe:

Para o cálculo da velocidade dissipada a partir de uma marca de frenagem, se faz necessário medir o comprimento da marca de frenagem e o coeficiente de atrito entre o pavimento e o pneu.

No Brasil, em geral, os coeficientes de atrito são estimados a partir de tabelas existentes na literatura geralmente advindos de publicações internacionais. No entanto, uma maneira mais segura de não incorrer em erros de estimativas para os coeficientes de atrito, seria medi-lo no local do acidente.

A medida do coeficiente de atrito pode ser efetuada utilizando alguns equipamentos, tais como: “drag sled”, acelerômetros e radares, por exemplo.

A vantagem dos “drag sleds” se dá na medida em que são equipamentos, até certo ponto, simples de se construir, a partir de um pedaço de pneu devidamente acoplado numa estrutura de madeira que lhe permita colocar em contato a banda de rodagem do pneu contra a superfície que será aferida o coeficiente de atrito.

Acoplamos no equipamento um dinamômetro para medir a força de atrito, de maneira que possamos puxar o drag sled pelo dinamômetro que então registrará o valor da força de arrasto. Um segundo passo que deve ser seguido, é a tomada da medida do peso do equipamento.

Com o próprio dinamômetro, é possível realizar esta medida. De posse da força de atrito lida no dinamômetro, quando o “drag sled” está sendo arrastado, e do seu próprio peso, o coeficiente de atrito fica determinado quando se divide a força de atrito pelo peso do equipamento.

No caso do nosso teste mostrado no vídeo, a força de atrito foi de 90N e o peso do equipamento foi de 110N, dividindo 90/110 = 0,81. Esse é o valor do coeficiente de atrito entre aquela superfície específica e o pneu.

O vídeo e a descrição são integralmente de responsabilidade de seus autores. Dados recebidos por contato no Facebook.

Compartilhe:

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ