COMPUTAÇÃO FORENSE NO INTERFORENSICS

Compartilhe:

Por: Simone Caetano

A ASBAC parabeniza o colega Perito Criminal Egberto Vilas Boas Lemos Filho, lotado na Coordenação de Computação Forense/ICAP, pela sua iniciativa em apresentar um artigo no evento InterFORENSICS/maio 2017, conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. O artigo é produto do seu mestrado em Engenharia Elétrica na área de Concentração Informática Forense e Segurança da Informação (ENE/FT/UNB), concluído em janeiro de 2017. O orientador da dissertação foi Dr. Bruno Werneck Pinto Hoelz, Perito Criminal da Polícia Federal.

Segundo Egberto, o artigo apresenta uma proposta para o desenvolvimento de uma base de conhecimento no domínio da Computação Forense, suportada por ontologia, que possam auxiliar os atores na produção de informações de apoio às atividades de solicitação e realização dos exames, como exemplo, as técnicas e ferramentas forenses aplicadas em cada tipo de evidência digital, dentro do contexto da investigação criminal.

Egberto explica que a ontologia proposta, denominada Ontocf, foi especificada e conceitualizada a partir dos conhecimentos extraídos do processo de Computação Forense, no qual interagem dois principais atores: a Autoridade Solicitante e o Perito Criminal. Destaca-se que esta ontologia aborda prioritariamente os conceitos, relações e instâncias que podem ser identificados e obtidos através das solicitações de exames periciais e Laudo Pericial.

Domínio da ontologia Ontocf

WhatsApp Image 2017-06-21 at 14.13.52

Concluindo, Egberto complementa que a implementação da base de conhecimento foi feita em um framework que disponibiliza um repositório RDF (Resource Description Framework) e processamento de consultas SPARQL (Simple Protocol and RDF Query Language). Ao final, as questões de competência foram respondidas pela base de conhecimento das consultas pré-definidas, demonstrando a relevância da ontologia na explicitação do conhecimento do processo de Computação Forense, sobretudo para apoiar a autoridade solicitante na formulação de quesitos e para guiar o perito no planejamento dos procedimentos periciais visando obter as provas materiais indispensáveis ao processo criminal.

Cenário de uso da ontologia

WhatsApp Image 2017-06-21 at 14.13.52 (1)

Valeu Egberto pela qualidade do trabalho científico e oportunidade de acréscimo de conhecimento em área pericial especializada. A ASBAC agradece e se dispõe a apoiar e divulgar outros trabalhos da mesma dimensão e valor que certamente existem de autoria de Peritos Criminais das diversas áreas periciais do DPT.
Mais informações: email Egberto Lemos – egvilasboas@gmail.com – site: http://interforensics.com/

Link do resumo dos trabalhos científicos: http://interforensics.com/wp-content/uploads/2016/08/InterFORENSICS-livro-de-resumos.pdf?x33124

Compartilhe:

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ