Mesmo sem peritos, governo inaugura unidade de Criminalística no interior

Compartilhe:

Idealizada para atender 15 municípios, subseção do IC em Pato Branco deve ter apenas funcionários administrativos nos primeiros meses

O governo do Paraná inaugurou, nesta sexta-feira (1º), uma subseção do Instituto de Criminalística (IC) em Pato Branco, no interior do Paraná. A unidade foi idealizada para atender 15 municípios da microrregião, mas, segundo o Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares (Sinpoapar), nenhum perito foi destacado para o novo departamento. Ou seja, a unidade vai funcionar sem uma equipe que faça perícias.

“Não tem profissionais peritos para pôr lá. No máximo, vão colocar uma secretária e o órgão vai funcionar como uma unidade administrativa”, disse o presidente do sindicato, Leandro Cerqueira Lima.

O IC é responsável por laudos, perícias e exames criminais, que auxiliam na investigação e elucidação de crimes. O Sinpoapar aponta ainda que o efetivo de peritos criminais do Paraná é mais que três vezes menor do que determina a lei: o estado tem hoje 176 desses profissionais na ativa, enquanto a lei estadual 18.008 estabelece que o quadro deveria ser de 600 servidores. Mais da metade dos peritos estão lotados na central do IC, em Curitiba. O restante está divido por outras nove unidades, no interior do estado.

“Em 2014, o governador autorizou a realização do concurso, mas até agora nada foi feito. Não tem sequer banca definida. Não tem equipe”, apontou Lima.

Primeiro passo

Por meio de sua assessoria de imprensa, a diretoria da Polícia Científica – a quem o IC está vinculado – disse que a inauguração da subseção de Pato Branco é um “primeiro passo” para que o serviço possa ser disponibilizado na cidade.

Em princípio, a unidade terá funcionários administrativos, que vão receber os pedidos de laudos e periciais. Este serviço continuará sendo feito pela Criminalística de Francisco Beltrão.

A intenção da Polícia Científica é realizar um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar peritos que vão atender a unidade de Pato Branco e outras seções do interior do estado. O objetivo é que Pato Branco conte, até o ano que vem, com efetivo entre seis e sete peritos.

Gazeta do Povo

Compartilhe:

blog lam dep | toc dep | giam can nhanh

|

toc ngan dep 2016 | duong da dep | 999+ kieu vay dep 2016

| toc dep 2016 | du lichdia diem an uong

xem hai

the best premium magento themes

dat ten cho con

áo sơ mi nữ

giảm cân nhanh

kiểu tóc đẹp

đặt tên hay cho con

xu hướng thời trangPhunuso.vn

shop giày nữ

giày lười nữgiày thể thao nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thonmau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcmphụ kiện thời trang giá rẻ