PEC da autonomia só interessa a delegados, dizem peritos federais

A PEC que prevê autonomia administrativa e financeira para a Polícia Federal, da maneira que está atualmente proposta, só interessa aos delegados. A opinião é do presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, André Morisson.

Segundo ele, caso a PEC seja aprovada, ela simplesmente ampliará os poderes dos delegados, mas não resolverá problemas internos da polícia. Ele destaca que, sem uma reestruturação no papel de agentes e peritos, a PEC transformará a PF num órgão de delegados, não de policiais. Para ele, entre as medidas de aperfeiçoamento da polícia, está a desvinculação da própria perícia, que não poderia estar subordinada a delegados, como acontece, ainda segundo Morison, no restante do mundo.

Por fim, o presidente diz que a aprovação da PEC não resultaria em maior efetividade no combate à corrupção, uma vez que não está se pensando na autonomia e independência das investigações. Por isso, defende que o texto da proposta seja reformulado.

Veja.com