Peritos criminais param na manhã desta terça, (15.03), na Bahia, diz sindicato

Categoria faz assembleia para decidir sobre continuidade da paralisação, sindicato reclama de falta de materiais de trabalho e pede aumento salarial

Os peritos criminais da Bahia param das 7h às 12h desta terça-feira (15) em reivindicação por melhores condições de trabalho, como a aquisição de materiais, aumento de salário e regulamentação da promoção na carreira. Com a paralisação, ficam mantidas apenas perícias em casos de morte.

A categoria realiza uma assembleia na sede do Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Salvador para avaliar a continuidade da mobilização. De acordo com o Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da Bahia (Asbac), a paralisação acontece em Salvador e em todos os municípios do estado, como Feira de Santana, Senhor do Bonfim, Euclides da Cunha e Juazeiro.

O presidente da entidade, Leonardo Fernandes, diz que um dos principais problemas que a categoria enfrenta é a falta de material de trabalho. “Falta luva, reagente, papel. A gente diz que a perícia vai parar por falta de material”, justifica. Durante a assembleia nesta terça-feira (15), a categoria irá avaliar se continuará a paralisação por conta do problema, que é uma reclamação dos trabalhadores em Salvador e no interior.

Os peritos também pedem aumento salarial que acompanhe as perdas inflacionárias deste ano. “Eles querem dar 0% de reposição. O governo não chama o funcionalismo para conversar”, reclama o sindicalista. Segundo o presidente da Asbac, o governo também quebrou a promessa feita no ano passado para regulamentar promoção da categoria, já prevista em lei. A categoria ainda critica a mobilização da categoria de peritos técnicos, que exercem atividades auxiliares e pretendem para alcançar a função de perito criminal.