Secretaria de segurança culpa a crise por atraso na nomeação de peritos

Mais de 400 peritos criminais aprovados em concurso esperam há seis meses a confirmação das vagas pela Secretaria da Segurança. Duas medidas administrativas são necessárias para que eles comecem a trabalhar: a homologação e a nomeação dos cargos. A primeira foi cumprida em agosto e a outra ainda não tem previsão. O último concurso de investigadores teve um processo de seleção de nove dias.

André Carrara Cotomácio, um dos aprovados que ainda não foi nomeado, fala dos impactos causados pelo impasse: “Isso impacta diretamente a população na demora dos atendimentos dos casos, principalmente o atendimento a acidentes de trânsito. Vemos o problema que isso causa para a população. Até agora nenhum candidato foi nomeado e nós estamos esperando. A grande dúvida do candidato é por que essa demora? Por que a demora nos atendimentos à sociedade? Por que a demora na nossa nomeação?”.

O secretário estadual da segurança pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, afirma que um dos fatores que impediu as nomeações foi a crise econômica. Em entrevista ao repórter Tiago Muniz, Moraes diz ainda que há um cronograma, mas não anunciou datas: “Já conversamos com a secretaria do planejamento e da fazenda para verificar, em virtude da crise financeira que o país vive e reflete em São Paulo, a possibilidade das nomeações. Estamos finalizando com o governo um cronograma das nomeações para que possamos chamar paulatinamente todos esses candidatos já aprovados”.

De acordo com os peritos, existe um déficit de 680 vagas na categoria, sobrecarregando os que estão na ativa. As cargas horárias dos profissionais podem chegar a quase 80 horas semanais.

Revelando São Carlos