Categorias de peritos dizem NÃO à troca da escala de plantões

Foi realizada hoje (27), na Sala de Estudos do DPT, uma reunião para discutir as escalas de trabalho dos peritos criminais, odontolegistas, peritos médicos e peritos técnicos. O Governo do Estado da Bahia está estudando realizar uma mudança nas escalas, que seguem atualmente o regime de 24 horas de plantão e 72 horas de descanso. A proposta – que não é aceita pelas categorias – é de mudança destas escalas para plantões de 12 horas e descansos de 24 horas. Os sindicatos que representam as categorias defendem a manutenção da escala atual.

Participaram da reunião de hoje filiados do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado da BAHIA (ASBAC Sindicato), Sindicato dos Peritos Técnicos de Polícia do Estado da Bahia (SINDPEP) e Sindicato dos Peritos Médicos e Odonto Legais da Bahia (SINDMOBA).

“Agora teremos uma reunião da direção dos três sindicatos, quando elaboraremos um documento ressaltando o posicionamento das categorias e sindicatos contrário à mudança de escalas. Logo após, agendaremos uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Administração”, afirma o presidente da ASBAC Sindicato, Leonardo Fernandes.

Já o vice-presidente do SINDMOBA, Murilo Safira, frisou que “não temos suporte técnico para o trabalhão nesta escala proposta, principalmente no interior”. Ele aproveitou para ressaltar a importância da união das categorias das Polícias Técnica e Civil na luta em defesa dos seus direitos através do Movimento pela Reestruturação das Polícias Civil e Técnica.

Também presente à reunião, o vice-presidente do SINDPEP Lahiri Trajano de Almeida Silva, afirmou que “plantões fracionados terão consequências desagradáveis; pois vão atrasar os deslocamentos. Por exemplo, haverá um maior tempo de exposição de corpos em vias públicas”.