COMPUTAÇÃO FORENSE NO INTERFORENSICS
Por: Simone Caetano
A ASBAC parabeniza o colega Perito Criminal Egberto Vilas Boas Lemos Filho, lotado na Coordenação de Computação Forense/ICAP, pela sua iniciativa em apresentar um artigo no evento InterFORENSICS/maio 2017, conferência realizada pela Academia Brasileira de Ciências Forenses e pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses. O artigo é produto do seu mestrado em Engenharia Elétrica na área de Concentração Informática Forense e Segurança da Informação (ENE/FT/UNB), concluído em janeiro de 2017. O orientador da dissertação foi Dr. Bruno Werneck Pinto Hoelz, Perito Criminal da Polícia Federal.
Segundo Egberto, o artigo apresenta uma proposta para o desenvolvimento de uma base de conhecimento no domínio da Computação Forense, suportada por ontologia, que possam auxiliar os atores na produção de informações de apoio às atividades de solicitação e realização dos exames, como exemplo, as técnicas e ferramentas forenses aplicadas em cada tipo de evidência digital, dentro do contexto da investigação criminal.
Egberto explica que a ontologia proposta, denominada Ontocf, foi especificada e conceitualizada a partir dos conhecimentos extraídos do processo de Computação Forense, no qual interagem dois principais atores: a Autoridade Solicitante e o Perito Criminal. Destaca-se que esta ontologia aborda prioritariamente os conceitos, relações e instâncias que podem ser identificados e obtidos através das solicitações de exames periciais e Laudo Pericial.
Domínio da ontologia Ontocf
Concluindo, Egberto complementa que a implementação da base de conhecimento foi feita em um framework que disponibiliza um repositório RDF (Resource Description Framework) e processamento de consultas SPARQL (Simple Protocol and RDF Query Language). Ao final, as questões de competência foram respondidas pela base de conhecimento das consultas pré-definidas, demonstrando a relevância da ontologia na explicitação do conhecimento do processo de Computação Forense, sobretudo para apoiar a autoridade solicitante na formulação de quesitos e para guiar o perito no planejamento dos procedimentos periciais visando obter as provas materiais indispensáveis ao processo criminal.
Cenário de uso da ontologia
Valeu Egberto pela qualidade do trabalho científico e oportunidade de acréscimo de conhecimento em área pericial especializada. A ASBAC agradece e se dispõe a apoiar e divulgar outros trabalhos da mesma dimensão e valor que certamente existem de autoria de Peritos Criminais das diversas áreas periciais do DPT. Mais informações: email Egberto Lemos – egvilasboas@gmail.com – site: http://interforensics.com/
Link do resumo dos trabalhos científicos: http://interforensics.com/wp-content/uploads/2016/08/InterFORENSICS-livro-de-resumos.pdf?x33124
Comments